domingo, 20 de março de 2011

Digitopressão

História/Origem

Os primeiros tratamentos utilizando os princípios da pressão digital remontam á época de 2500 A.C. enquadrando-se assim no inicio da prática da medicina tradicional chinesa. Embora a digitopressão se tenha começado a praticar durante o reinado de Huang Di, apelidado de “Imperador Amarelo”, foi durante a dinastia Ming (séc. XV) que esta atingiu o seu auge em conjunto com outras ramificações do método de aplicação de pressão digital. Um desses exemplos é a acupunctura.
Actualmente várias universidades situadas na Republica Chinesa estudam estes métodos alternativos catalogando estatisticamente os seus efeitos em diferentes pacientes e doenças.

Fig.8) Imperador Huang Di.

Definição

Digitopressão consiste na aplicação de pressão sobre pontos de acupunctura do corpo, com o objectivo de aliviar males de pouca gravidade e por males de pouca gravidade entenda-se dores de cabeça, perturbações de estômago e insónias.
Este é um processo aplicado no exterior do corpo, tendo assim a caracterização de não evasivo. Sabendo isto, é correcto afirmar que os efeitos secundários desta técnica são raros, quase nulos. Sendo a única excepção o agravamento dos sintomas experienciados por alguns pacientes. No entanto, este agravamento é algo ultimamente bom. Isto porque evidencia o esforço do corpo para encontrar um equilíbrio.

Modo de Aplicação e Modo Como Actua

Os vários pontos de pressão encontram-se espalhados pelo corpo, ao longo de 14 linhas meridianas. E a procura destes mesmos pontos pode ser realizada com a ajuda de mapas corporais e fotografias ou em alternativa, usando um localizador electrónico de pontos de pressão.

Fig.9) Aplicação de pressão digital.

Os vários pontos de pressão do corpo têm efeitos particulares em vários órgãos ou sintomas. Para o alívio de determinado sintoma, o indivíduo deverá aplicar pressão sobre o ponto, utilizando as pontas dos dedos durante vinte segundos, em seguida parar durante dez segundos e repetir o processo seis vezes. Com a correcta aplicação deste método, é possível sentir uma sensação de radiação, picada ou dormência a partir do ponto, o que indica a chegada de um melhoramento no sintoma.            

Linhas Meridianas e Pontos de Digitopressão

Fig.10) Mapa de pontos de pressão e linhas meridionais.

As linhas meridianas são linhas imaginárias que são especificamente projectadas ao longo do corpo de maneira e mostrarem o percurso realizado pelo “chi”. Nestas linhas são encontrados os vários pontos de digitopunctura e digitopressão, que por sua vez estão directamente ligados a todos os órgãos do corpo. A estes pontos é-lhes ultimamente atribuído um nome de acordo com o meridiano em que se encontram.

Fig.11) Mapa de pontos de pressão do corpo.

Material Auxiliar à Prática Terapêutica

Nem todos os pontos de pressão digital são fáceis de encontrar, mesmo para um técnico experiente e especializado nesta área. Por isso existe um grande leque de material com objectivo de potencializar uma melhor aplicação de pressão.

Fig.12) Localizador electrónico de pontos de pressão.

Este material vai desde mapas e fotografias catalogadas com os diferentes pontos de pressão digital até aparelhos como o localizador electrónico de pontos de pressão. Este pequeno aparelho electrónico tem como principal objectivo localizar os pontos desejados mas pode também se utilizado para aplicar a pressão necessária ao tratamento. O localizador é passado ligeiramente acima do corpo do paciente, na área desejada e irá emitir um som agudo e contínuo quando fixar um ponto de pressão.